I made this widget at MyFlashFetish.com.

2 de novembro de 2009

Fusão


Fusão Nuclear é o processo nos quais dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente liberta muito mais energia que consome. Quando ocorre com elementos mais leves que o ferro e o níquel, que possuem as maiores forças de coesão nuclear de todos os átomos, sendo, portanto mais estáveis ela geralmente liberta energia, e com elementos mais pesados ela consome. É a transmutação com união de dois núcleos, dando um único núcleo. É a transmutação da bomba de hidrogênio.
Até hoje início do século XXI, o homem ainda não conseguiu encontrar uma forma de controlar a fusão nuclear como acontece com a fissão. Existem diversos projetos em andamento ao redor do mundo, com a finalidade de obter o domínio da tecnologia de fusão nuclear para fins de geração controlada de energia elétrica, mas nenhum com encaminhamento definido. O Irã busca tecnologia para fusão nuclear, o secretário do país afirma que a fusão nuclear é o projeto futuro para a energia nuclear global e podem fornecer energia aos seres humanos durante os próximos sete mil anos. Por questões políticas, grande parte da comunidade internacional, acusam o regime iraniano de ocultar sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e de aplicação militar, cujo objetivo seria a aquisição de armas atômicas.
O principal tipo de fusão que ocorre no interior das estrelas é o de Hidrogênio em Hélio, onde dois prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia. Mas dentro desse processo ocorrem várias reações individuais, que variam de acordo com a massa da estrela. Para estrelas do tamanho do Sol ou menores, a cadeia próton-próton é a reação dominante. Utilizando a equação da teoria da relatividade de Aisntem E=mc2, calcula-se a energia liberada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário