I made this widget at MyFlashFetish.com.

2 de novembro de 2009

Conceito


Radioatividade que é um fenômeno pelos quais os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo nesse processo formar novos elementos químicos. Existem na natureza alguns elementos fisicamente estáveis cujos átomos ao se desintegrarem emitem energia sob forma de irradiação. Da se o nome radioatividade justamente a essa propriedade que tais átomos têm de emitir radiação. Urânio, Cobalto235 – 60, Tório - 232 são exemplos de elementos fisicamente estáveis ou radioativos. Eles estão em constante desintegração liberando energia através de ondas eletromagnéticas, ou partículas subatômicas com aumento da velocidade. Esses elementos, portanto, emitem radiação constantemente.

7 comentários:

  1. Como citado na explicação de Mariana Melo e Lorena Almeida na apresentação sobre "Radioatividade", muitas pessoas ainda não sabem o que quer dizer este fenômeno científico. Foi muito importante abordar este assunto, pois os alunos ficarão sabendo de que maneira podem utilizar a Radioatividade no seu dia-a-dia sem prejudicar a sua saúde. Foi uma explicação construtiva pelo falo de sermos conscientizados de um risco que podemos ou não estar correndo ao utilizar de algum material radioativo sem sabermos. Aprendi muito mais do que sabia, e fui informada de fenômenos que não imaginava que existissem.
    Agradeço aos professores Maria de Fátima e Jurandir pela a oportunidade que deram a sala 2M04 de se desenvolver mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. desiane cardoso>> O blog está bem informativo ensinando a todos sobre radioatividade assim falando de suas histórias,classificação,suas curiosidades e os tipos de radiação.Para as pessoas que ainda não entenderam bem do assunto o blog está informando bem sobre radioatividade.Com esse blog todos agora passaram a entender bem sobre o assunto radioatividade sabendo que ele não traz só maleficio mais traz também benefícios. Esse projeto pode nos propocionar aprender mais sobre o assunto e entender mais.
    Obrigado desiane cardoso

    ResponderExcluir
  3. A principio quando falava em radioatividade a primeira coisa que pensava era em bombas atômicas e armas nucleares, porem com esse trabalho obtive o conhecimento de que energia nuclear não se resume só nisso. Pude conhecer os benefícios, onde encontramos a radioatividade do dia-a-dia, sobre usinas nucleares e muitas outras coisas.
    Algo que despertou bastante a minha atenção neste blog, foi no post “fique por dentro”, onde fala que toneladas de minério de urânio são transformadas em pequenas cápsulas de urânio de mais ou menos um centímetro.
    Bom, todo assunto é bastante interessante e com toda certeza não só eu, mas acredito que toda a sala pode obter consciência sobre todo o assunto e um aprendizado de uma forma bem clara, com ajuda deste blog, é claro, o que realmente é a “radioatividade”. Agradeço a oportunidade dada por todos os professores envolvidos e toda a sala 2m04 que colaborou com essa construção de conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Para Professora Helena Cristina...

    Prof, obrigada por nos ajudar na construção deste trabalho, obrigada pela paciência e pela motivação oferecida. Obrigada também por todo conhecimento compartilhado. Estou muito grata e hoje me sinto realizada por ter absorvido tantas informções.

    Te adoroo

    Mariana Melo =*

    ResponderExcluir
  5. o projeto foi de grande valor, de forma que enrriquecel ainda mais meus conhecimentos sobre radioatividade. nos ensinando o porque de coisas que acontecem no nosso dia a dia e que no fundo são coisas simples. parabéns a todos nós pelo projeto

    LUCAS BAHIA.

    ResponderExcluir
  6. O projeto foi muito valoroso, ele mostrou a influencia da radioatividade na nossa vida, de maneira simplificada. Mostrou seus beneficios e maleficios, e seu modo de prevençao.

    Parabens a todos que colaboraram para este trabalho.

    Gabriel Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. desiane> esse projeto foi muito interessante porque trouxe pra todos a oportunidade de aprender,adquirir novos conhecimento e aprender coisas que precisamos saber para o nosso dia-a-dia.E o blog traz mais informações para quem gostou do assunto de radioatividade e quer saber mais.Aqui vai o meu agradecimento ao nossos educadores e a escola pelo novos e belos conhecimento que nos proporcionou.Obrigado
    Desiane cardoso

    ResponderExcluir