I made this widget at MyFlashFetish.com.

2 de novembro de 2009

Tipos de Radiação

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contém energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. A seguir algumas radiações.
- Radiações corpusculares: é a radiação constituída de um feixe de partículas elementares, ou núcleos atômicos, tais como elétrons, prótons, nêutrons, mésons π (pi), dêuterons, partículas alfa e não possui massa.
- Radiações ionizantes: se uma radiação tem energia suficiente para retirar ou deslocar um elétron de sua órbita – tem que possuir nível de energia igual ou maior do que a energia que fixa o elétron em sua órbita – ela é chamada de radiação ionizante. A característica importante dessas radiações ionizantes é a liberação localizada de grandes quantidades de energia e, portanto capazes de provocar alterações importantes na estrutura de um átomo. Esta pode provocar uma alteração ou um dano no material irradiado. É assim que a radioterapia agride células tumoriais; e é assim que a radiação pode causar malformação fetal ou fazer cair cabelo, ou matar uma bactéria, ou mudar a cor de uma pedra preciosa, etc.
- Radiações eletromagnéticas: não tem massa, isto é, são apenas ondas sem partículas ou corpúsculos.
- Radiação de fundo: toda vida, em nosso planeta, está exposta à radiação cósmica e à radiação proveniente de elementos naturais radioativos existentes na crosta terrestre como potássio, césio etc. A intensidade dessa radiação tem permanecido constante por milhares de anos e se chama radiação natural ou radiação de fundo, e provém de muitas fontes. Cerca de 30% a 40% dessa radiação se deve aos raios cósmicos. Alguns materiais radioativos – como potássio-40, carbono, -14, urânio, tório etc. – estão presentes em quantidades variáveis nos alimentos. Uma quantidade razoável de radiação vem do solo e de materiais de construção. Assim, pois, a radiação de fundo pode variar de local para local. O valor médio da radiação de fundo em locais habitados é de 1,25 milisievert (mSv) ao ano.
-Radiação de nêutrons: nêutrons são partículas muito penetrantes. Elas se originam do espaço externo, por colisões de átomos na atmosfera, e por quebra ou ficção de certos átomos dentro do reator nuclear. Água e concreto são as formas mais comuns usadas como barreiras contra radiação por nêutrons.

3 comentários:

  1. Bom esse progeto sobre radioatividade foi bom porque eu pude aprender para que serve a radioatividade, o que tras de bom e de ruim como por ex eu não sabia que a radioatividade tinha fatores de alguns atomos que perdem constantemente particulas alfa, gama e beta eu pude perceber que existem 2 tipos de radioatividade a natural que se encontra na natureza e algumas vezes poluem o meio hambiente e artificial que são provocadas por transformações nucleares, bom quando foi proposto esse tema para nossa sala fiquei me perguntando o que seria radioatividade fiz algumas pesquisas e pode entender que isso vai muito além de apenas raios são raios que podem mudar totalmente e faz a diferença como o raio ultravioleta que é um raio que pode causa o cancer de pele então resumindo isso tudo o progeto foi muito bom gostei de ter aprendido sobre radioatividade conhecido mais a fundo o assunto acho que vai me ajudar no Enem e vai ser muito util na vida

    Ass: Thaise Murielle

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto foi feito com a intenção de aprimoramos nosso conhecimento sobre os acontecimentos que envolve esse assunto.Entretanto Radioatividade esta no nosso dia, então fica bem mas facil tratar de um assunto quando se tem mas informações sobre ele e é um dos motivos que estamos trabalhando nele..

    ResponderExcluir
  3. Bom, esse projeto foi ótimo, pois aprendi mais sobre a Radioatividade que é um assunto atual e que pode ser um assunto de uma redação no vestibular. Adorei mesmo e vou ler e aprimorar mais meu conhecimento sobre esse assunto tão importante e está no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir